sábado, 24 de maio de 2014

COMO SABER O QUE ESTÁ SENDO FEITO NA OBRA? NÃO DÁ P/ VER!

Os vizinhos podem observar pelas marteladas intensas e muito fortes que é sinal de quebra-quebra,  retirada de entulho, observação do que entra e sai...

Além disso, em caso de desconfiança, o síndico tem o direito de pedir para entrar no apartamento e verificar o que está sendo feito pois no código civil no artigo 1.336 diz que o condômino não pode realizar obra que comprometa a segurança da edificação ou comprometa a fachada.  E se o dono do apartamento não permitir, já é motivo para aumentar a desconfiança de que existe alguma coisa errada, então o síndico pode recorrer ‘a justiça onde um juíz pode determinar a fiscalização e pode até mandar interromper a obra.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

CUIDADOS NA HORA DE REFORMAR O IMÓVEL

Quando tratamos de assuntos sobre condomínios existem muitos deles que interessam tambem ‘a quem não reside em apartamentos, tambem para quem reside em sua casa sem ser condomínio (técnicamente chamada de “residência autônoma”).  Se a obra vai mexer com parede, pilar, coluna, mesmo que seja por exemplo só para colocar uma janela ou um ar condicionado é preciso uma análise técnica por parte de um engenheiro, de um arquiteto, e informar ao síndico sobre a obra pois ele pode ter informações importantes e se não tiver poderá consultar a construtora. DETALHE: não é só uma obra que pode causar problemas. A instalação de uma banheira, por exemplo, num apartamento onde ela não estava prevista no projeto inicial é motivo de preocupação pois quando ela estiver cheia de água fará um peso muito acima daquele calculado para ser suportado naquele pavimento. .
Banheira p/ 2 pessoas que mede cerca de 1,60 de comprimento, comporta cerca de 250 litros o que equivale aproximadamente a 250 quilos num só ponto e não se pode ter a certeza de que naquele local da instalação a estrutura está preparada para receber esse peso (por que a engenharia iria calcular esse peso adicional, que equivale a quase 4 pessoas, no banheiro ?) . Por esse e muitos outros motivos é necessária uma inspeção técnica/profissional antes de uma reforma ou qualquer intervenção para se ter a certeza de que uma reforma ou alteração poderá ser realizada sem colocar em risco toda a edificação.